Na hora de escolher um revestimento para um ambiente, além dos tipos de pedras – que são muitas -, é importante também estar atento aos tipos de acabamentos.
Pode parecer que não, mas esses detalhes são muito importantes para o resultado final da decoração. Não apenas pela estética, mas também pela durabilidade e aplicabilidade do material de acordo com o propósito da peça.
No blog de hoje vamos te apresentar alguns dos tipos de acabamentos em pedras existentes no mercado e onde eles são mais usados. Confira no texto!
Antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer que ao falar de acabamentos nos referimos às texturas dos revestimentos.
Dito isso, confira algumas das possibilidades para a sua pedra:
Talvez o acabamento mais popular, o acabamento polido é caracterizado pela textura lisa e efeito brilhante. Costuma ser o tipo mais utilizado em bancadas de pias e banheiros no Brasil.
Por ser escorregadio ao entrar em contato com água, não é recomendado para áreas externas, como piscinas.
Mantendo o primeiro corte bruto da pedra, o acabamento levigado é semi-polido. Desse modo, a cor natural da pedra é preservada.
É um tipo de acabamento que pode ser utilizado em áreas internas e externas.
O revestimento apicoado traz um efeito mais rústico para a pedra. Sua produção é feita através de impactos que vão manter o efeito poroso da pedra, deixando-a com um aspecto rugoso. Isso mantém propriedades antiderrapantes, o que é ideal para áreas externas.
Esse acabamento é mais comum em granitos e pedras com uma espessura considerável, uma vez que marmores são pedras mais delicadas que podem não sustentar esse tipo de impacto.
Outra opção, o escovado é feito com escovas metálicas que circulam sob a chapa com objetivo de deixar um acabamento mais opaco. Uma característica interessante é que os veios acabam ficando destacados na pedra, e o resultado é um acetinado suave.
Esse acabamento é muito utilizado em mármores.
Seguindo a ideia do nome, esse acabamento é feito com fogo aplicado sobre a pedra. Nesse caso o material fica com um aspecto rugoso e ondulado, devido ao contraste térmico.
Por ser um tratamento muito agressivo, é apenas utilizado em granitos, devido a sua resistência maior em comparação com o mármore.
Mais um acabamento diferenciado. Nesse caso ocorre uma lavagem com ácido na pedra bruta.
Pedras jateadas são feitas com jatos de areia, deixando uma textura áspera. Por isso, a pedra acaba ficando com um efeito antiderrapante, também ideal para áreas externas.
Por fim, o acabamento bruto, que seria o corte natural da pedra. Nesse caso, a peça é apenas cortada e calibrada na espessura padrão.
Cada acabamento vai transmitir uma sensação diferente para o ambiente e contribuir com suas propriedades específicas, por isso é importante pesquisar fontes seguras para tomar uma decisão.
Na Reinvent contamos com uma equipe de profissionais especializados para a execução dos melhores acabamentos e com maquinário sofisticado. Entre em contato conosco e solicite uma cotação!
Aproveite para seguir nossas redes para mais conteúdos como esse.