A arquitetura e o design de interiores são áreas diferentes que possuem aspectos em comum. Um deles está relacionado às escolhas de revestimentos de piso, paredes e bancadas, extremamente importantes nos projetos residenciais e corporativos.
Quer saber mais como esses profissionais são importantes para a elaboração do seu projeto? Então, continue lendo o texto até o final!
O Design de interiores é uma área do conhecimento que planeja e realiza projetos residenciais, comerciais e institucionais. O intuito é unir conforto, segurança, funcionalidade e estética.
É o designer de interiores que cria espaços mais funcionais e proveitosos. Para isso, esse profissional pensa no fluxo de pessoas que utilizarão o ambiente, nos ambientes integrados e nas cores (que dependem de muitos fatores, como o objetivo do cômodo ou a personalidade do proprietário).
Além disso, eles também podem ser responsáveis pela escolha da mobília, e o principal para este texto, pelos revestimentos da parede, piso e de bancadas.
Na arquitetura, o profissional projeta, planeja e desenha os espaços urbanos visando a qualidade de vida das pessoas que o utilizam. Para tanto, leva em consideração os aspectos históricos, técnicos, culturais, estéticos e sustentáveis.
Algumas áreas são mais comuns entre os arquitetos, já que eles tem um leque amplo de possibilidades, são elas: planejamento urbano, paisagismo, acompanhamento e administração de obras de construção civil, a carreira acadêmica e o design.
A maioria dessas áreas permite, ou melhor, exige que o arquiteto define os melhores acabamentos ao ambiente. Por isso as rochas naturais são tão utilizadas e desejadas nessa profissão.
Essas profissões podem ser complementares. Ambas se preocupam com a necessidade e o bem-estar do cliente para criar um projeto, além, é claro, das funcionalidades, aspectos estéticos, entre outros.
Quando esses profissionais trabalham juntos, geralmente em projetos grandes, o designer costuma ficar com o layout do ambiente enquanto o arquiteto é responsável pela estruturação.
O arquiteto tem o conhecimento, a técnica e a permissão de propor mudanças estruturais como demolição ou construção de paredes. Por isso, é esse profissional que assina o laudo técnico do projeto. O designer, por outro lado, costuma ser o responsável por orçamentos, negociação com fornecedores, prazos e a parte mais decorativa do projeto.
No entanto, ambos os profissionais costumam escolher juntos os acabamentos, revestimentos e todos os materiais utilizados no projeto. Por isso são tão importantes. Eles estudam o cliente e o melhor material possível para atendê-lo.
Como mencionamos, tanto designers de interiores quanto arquitetos são responsáveis por escolher acabamentos e revestimentos. O fato é que a rocha natural é um queridinho nesse meio. E, apesar de aplicada na maioria dos projetos residenciais, ela é ainda mais valorizada nos projetos corporativos.
Isso porque esbanja sofisticação, elegância e estilo. As rochas naturais têm o poder de trazer singularidade ao projeto.
Revestimento de pisos, paredes, bancadas. São as principais utilizações das pedras naturais nesses projetos. Quanto ao acabamento, os arquitetos e designers variam de acordo com a necessidade do ambiente, segurança, e vários outros aspectos.
Algo que vai além, é que esses profissionais combinam essas pedras a outros materiais, tudo para ter um ambiente harmonioso e satisfatório para o cliente.
Gostou desse conteúdo? Então, você terá interesse em saber mais sobre as rochas naturais para o seu projeto, baixe o nosso ebook: Guia Completo de Mármores e Granitos.