Está em dúvida entre qual pedra escolher para o seu projeto: mármore ou granito? Então, confira este post blog até o final para tomar sua decisão!
Outros conteúdos que você pode gostar:
A primeira diferença entre mármore e granito é a origem dessas rochas. Enquanto o granito é um tipo de rocha magmática, composta por quartzo e outros minerais, o mármore é uma rocha metamórfica com origem do calcário.
Outro ponto é quanto a dureza e resistência dessas pedras. O granito possui uma ótima resistência, um dos motivos para ser tão utilizado na construção civil. Além disso, é um material compacto.
Já o mármore é muito utilizado no mercado das rochas ornamentais por possuir vários tipos de textura e por sua estética atraente. O mármore é uma pedra porosa, por isso, precisa de alguns cuidados a mais que o granito, para não manchar ou riscar.
O granito é uma pedra com pouca porosidade, sendo assim, é mais resistente a líquidos e substâncias. Isso permite que esta pedra possa ser usada em locais com fluxo de água, como banheiros, cozinhas, entre outros.
O mármore também pode ser utilizado nesses locais, porém, além de evitar o box do banheiro, também é fundamental impermeabilizar a pedra.
Os preços dessas pedras podem variar muito. Tudo depende de qual tipo de mármore ou granito serão, as cores, se é importado ou não, entre outros. Basicamente, os granitos mais caros costumam ser o branco e o preto.
Já os mármores, apesar de costumar ter um preço mais acessível, quando se trata de pedras importadas podem ter valores mais altos. Além disso, o preço também depende da textura do mármore, quanto mais liso for, mais caro.
Dessa forma, o custo-benefício não tratará somente do preço e qualidade do produto, mas também dependerá dos objetivos e características da decoração/construção.
Como mencionamos, o granito é uma rocha mais dura e resistente. Por isso, alguns dos principais lugares de utilização desta pedra são em bancadas de cozinha.
Também são muito comuns nos banheiros e soleiras!
Já o mármore, apesar de sua alta porosidade, quando bem impermeabilizado também pode ser utilizado em locais úmidos. Aliás, uma das principais aplicações dessa rocha é para revestimentos de pisos e paredes!
A limpeza é simples, basta utilizar pano úmido/esponja macia com sabão neutro. Assim, é possível manter essas pedras sempre bonitas e limpas sem utilizar materiais corrosivos.
Para os mármores, é recomendado a impermeabilização a cada 6 meses, ou 1 ano. Já o granito, esse período pode ser uma vez a cada dois anos.
Gostou do conteúdo e agora já sabe qual pedra é melhor para o seu projeto? Então, continue acompanhando o blog da Emporium, sempre postamos dicas e informações relevantes sobre o universo da decoração e rochas ornamentais!