A pandemia do Coronavírus afetou diversos aspectos da sociedade, principalmente após a determinação do isolamento social. Diante desse cenário, empreendedores de todo o país tiveram que adequar o seu modelo de negócio, incluindo arquitetos, design de interiores e fornecedores.
Todos os profissionais tiveram que adotar algumas medidas para conseguir enfrentar as restrições da pandemia, juntamente com as ações de prevenção. Por exemplo, a adesão home office, ou seja, ao trabalho remoto, bem como o atendimento dos clientes através da internet.
Mas, como estes profissionais estão lidando com a pandemia do Coronavírus? De que forma ela irá afetar o mercado no futuro? Entenda quais mudanças a pandemia do Coronavírus trouxe e trará para arquitetos e designers de interiores.
Para enfrentar as dificuldades geradas pela pandemia, e por outras crises, é preciso se reinventar. Não só para conseguir manter a sua cartela de clientes, mas também para conquistar novos espaços no mercado. Por este motivo, os profissionais precisam todos os dias buscar novas formas de divulgar o seu trabalho e também de dar continuidade ao serviço prestado aos seus clientes.
O atendimento que antes era feito presencialmente, por exemplo, teve que ser adaptado e agora é prestado à distância, devido ao isolamento social que previne ao Coronavírus. Para que isso seja possível, os profissionais contam com o auxílio das ferramentas de chamada de vídeo que cada vez mais têm servido como aproximadores durante o isolamento social.
As chamadas de vídeos permitem que os arquitetos e designers deem continuidade aos seus projetos. Portanto, elas servem para aprovar modelos 3D, compartilhar ideias relacionados aos projetos e até mesmo para a finalização do contrato. Assim as visitas presenciais ficam reservadas apenas para situações de extrema necessidade e/ou para o acompanhamento da obra.
As estratégias de Marketing Digital são uma ótima alternativa para arquitetos e designers de interiores durante a pandemia. Já que, através de anúncios em buscadores, redes sociais e/ou conteúdos publicados em blogs, os profissionais conseguem ampliar o seu alcance. Além de manter um relacionamento ativo com a sua base de clientes, mesmo que à distância.
A maior parte dos profissionais têm apostado nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Instagram. Essas duas redes estão entre as mais populares do mercado, além disso possuem um conteúdo visual que possibilita arquitetos e designer de interiores divulgarem o seu trabalho. Outra alternativa é gerar conteúdos que podem ajudar potenciais clientes, como dicas de revitalização dos ambientes e até mesmo lives interativas.
Já é esperado que a pandemia do Coronavírus altere diversos aspectos da nossa convivência, seja no âmbito profissional, seja no âmbito pessoal. Logo, também espera-se algumas mudanças no mercado de arquitetura e design, e, consequentemente, para os seus fornecedores.
O atendimento, por exemplo, deverá absorver as práticas atuais, ou seja, continuar com as consultorias, projetos e demais processos que foram adaptados para o online. Além disso, espera-se que os profissionais mantenham as estratégias de Marketing Digital, já que elas continuaram dando resultados ao longo prazo.
Outros as aspectos do mercado também poderão sofrer alterações no cenário pós-pandemia, sobretudo em relação ao comportamento do cliente. Afinal, as medidas de distanciamento social ainda serão necessárias durante algum período, portanto existe a expectativa de um aumento nas demandas de novos projetos.
Empresas, residências e diversos outros deverão ser adequado a essa nova realidade! Então, aposte nas suas estratégias de divulgação atuais para continuar conquistando novos clientes.
Que tal começar com as dicas que compartilhamos aqui no blog da Emporium? Selecione um conteúdo exclusivo e compartilhe nas suas redes sociais!